Copa dos Campeões muda a partir desse ano

Tradicional torneio que fecha o ano na categoria principal da AUFM (12 Toques / bolinha), a Copa dos Campeões é a competição de Grand Slam (circuito dos cinco principais torneios da associação) que reúne os 8 melhores do ano em uma disputa com formato fixo que se repete todos os anos.

Continue lendo

AUFM retoma o “Supermundial” de Clubes após 10 anos

Confirmando rumores do ano passado, e um texto divulgado no sorteio do Mundial de Clubes AUFM 2023, a Diretoria da associação confirmou que agora em 2024 estará de volta o “Supermundial” de Clubes, que não é disputado desde 2013.

Continue lendo

O botão Pelestiano Ronaldo

O primeiro botão da História da AUFM que, mesmo jogando fora da América do Sul e da Europa, conseguiu ser eleito o “Melhor do Mundo”, além de ter levado o seu time, da Arábia Saudita, ao título mundial interclubes, sendo o bola de ouro da competição. De quem estamos falando?

Continue lendo

Site da AUFM ganha nova versão (4.0)

Será oficialmente inaugurado em 14 de Fevereiro de 2024, Dia do Botonista, o novo website da Associação Ubatubense de Futebol de Mesa – AUFM.

Continue lendo

Palheta de Ouro 2023

No jantar de gala no Centro de Convenções de Ubatuba nesta virada de ano foram premiados os melhores da AUFM do ano de 2023, com direito a presenças ilustres como os presidentes da FIFA e Conmebol, e o Rei Charles da Inglaterra.

Continue lendo

Fabricando times de vidrilhas

Quando a AUFM iniciou suas atividades, jogávamos com pastilhas e vidrilhas da Brianezzi e similares, lá na segunda metade dos anos 90.

Continue lendo

A imprensa “botonística” de Ubatuba

A AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) foi fundada em 1995, por 4 botonistas que disputavam torneios informais na garagem de um deles desde o final de 1993 e desejaram oficializar e fazer crescer a modalidade em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo.

Continue lendo

O “Expresso Cruzmaltino” de Fabinho Mendes

O Vasco da Gama foi relativamente bem em sua temporada de 2013 na AUFM, quando foi vice-campeão carioca sob a palheta de Alexandre Augusto e campeão da Copa Pelé e vice da Sul-Americana comandado por Gabriel Ballio. O clube nunca tinha obtido um título de primeira grandeza na AUFM, tendo um vice-campeonato brasileiro em 1995 como melhor resultado nacional. Mas essa  história de coadjuvante estava prestes a mudar quando, no início de 2014, Fabinho Mendes assumiu o Gigante da Colina.

Continue lendo

A “Lenda Grega” de Fabinho Mendes

Em 2013, o São Paulo era o melhor time do mundo na AUFM, conquistando o bicampeonato mundial ao bater o Ajax na final. Naquele mundial, os maiores favoritos eram o Chelsea de Gabriel Ballio e o Borussia Dortmund de Fabinho Mendes, que acabaram fazendo a “final antecipada” nas Quartas-de-Final e os ingleses passaram nos pênaltis. Eliminado, Fabinho não sabia que o futuro dele em mundiais era vermelho e branco, e vencedor…

Continue lendo

O “Esquadrão do Barradão” de Fabinho Mendes

Na estreia de Fabinho Mendes nos torneios nacionais da AUFM, em 2012, o sorteio lhe reservou o Vitória da Bahia como equipe principal brasileira no ano. O Vitória estava na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro AUFM e muito longe dos dias de glória quando havia sido campeão brasileiro em 2000 e vice-campeão da Copa do Brasil em 2001. Continue lendo