O “Trem-Bala Atleticano” de Ralph Solera

Após Luciano Caliani deixar a AUFM como bicampeão invicto do Brasileirão com o Corinthians “Muralha Corintiana”, um novo mito entrou para a história da entidade: o Atlético Mineiro de Ralph Solera.

O “Trem-Bala” da época

No 11º Campeonato Brasileiro, em 1996, o Atlético de Ralph estreou protagonizando uma das viradas mais espetaculares da entidade em todos os tempos, ganhando um jogo em cima do Sport de Giovanni Farina, quando perdia por 3×0 e terminou vencendo no último lance (após a sineta), por 4×3. O Galo seguiu vencendo e foi campeão invicto, batendo o Guarani de Cláudio Oliveira na final (3×1 e 1×0).

No mesmo ano o Trem-Bala Atleticano já havia aberto a temporada faturando o Torneio Início Brasil batendo o Flamengo de Luciano Caliani na finalíssima. Foi o último torneio de Luciano na entidade e o segundo título daquele Galo.

Já em 1997, o Atlético faturou a 8ª Copa Pelé contra o mesmo Sport de Giovanni Farina (daquele estreia alucinante e do botão Farininha) e depois, na sequência, no 12º Campeonato Brasileiro, no segundo semestre do mesmo ano, o Trem-Bala de Ralph seguiu implacável, destruindo adversários e récordes até chegar à final e bater o Corinthians de Fábio Pereira (3×1 e 4×0), do botão craque Érik Larsen. Era o segundo título brasileiro seguido conquistado de forma invicta.

A sequência de títulos continuou e a invencibilidade seguiu com a conquista do Torneio Início Brasil no início de 1998, contra o Corinthians de Érik Larsen novamente sendo o vice.

O Timão mostrou que era a vítima favorita do Trem-Bala ao ser derrotado em mais uma final perante o Atlético, na Copa União de 1998, quando o Galo unificou mais um título.

Como consequência, ainda em 1998, durante o 13º Campeonato Brasileiro, o Galo estabeleceu o récorde de invencibilidade da AUFM na época e foi o segundo time a conseguir ganhar 3 vezes seguidas o principal campeonato da entidade, fato que só o São Paulo “Máquina Tricolor” havia feito antes. Além disso, fez do seu botão Padilha o maior goleador das mesas ubatubenses até 2014 (superando o Rei Swrain em número de gols na carreira) e protagonizou as maiores goleadas em finais de eventos de 1ª Divisão do Brasileiro AUFM: 5×0 e 6×0 em cima do Botafogo de Fábio Pereira e do botão Larsen (contratado junto ao Corinthians).

Depois da antológica sequência, Ralph Solera deixou o Galo para comandar o São Paulo (futuro Sampa Show) que havia acabado de promover à 1ª Divisão e esse foi o fim do Trem-Bala Atleticano. Foram 3 títulos brasileiros, 2 Torneio Início, 1 Copa Pelé e 1 Copa União em três anos.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.