Site da AUFM ganha nova versão (4.0)

Será oficialmente inaugurado em 14 de Fevereiro de 2024, Dia do Botonista, o novo website da Associação Ubatubense de Futebol de Mesa – AUFM.

Esta é a quarta versão do site da associação, que foi fundada em 1995 e em 1998 teve seu primeiro modelo de site confeccionado e colocado na Internet, por Ralph Solera, um dos seus fundadores e criador de todas as versões do portal oficial da associação.

Conheça as versões anteriores do site:


Versão 1.0:

Em 1998 foi inaugurado o primeiro site da AUFM, e um dos primeiros de qualquer associação de futmesa até então. Desenvolvido de forma quase amadora, em uma Internet que estava apenas começando no Brasil, e onde proliferavam sites hospedados em hosts gratuitos como Geocities, Xoom e HpG, o site da AUFM tinha poucas seções, design simplório e recursos limitados.

Ainda assim era “revolucionário”, trazendo galeria de campeões, ranking atualizado e links para os [poucos] sites de outras entidades da modalidade.

Clique aqui ou na foto do site, que mostra a primeira home page da AUFM, para navegar nas páginas da primeira versão do nosso site, e que possui algumas notícias do ano de 2001, as primeiras galerias de campeões de alguns torneios, o ranking da época, links e curiosidades.

Tudo no estilo predominante da época, com páginas “altas”, cujas seções se “empilhavam” verticalmente, cheias de gifs animados toscos e design quase infantil.


Versão 2.0:

versão 2.0

Em 2002 foi lançada a versão 2.0 do website da AUFM, já com cara mais “profissional” (pelo menos para a época), muitas seções novas, fotos, download de arquivos, anúncios dos parceiros e as tabelas dos torneios disputados (mas sem as edições antigas dos torneios).

Criado com o design e os recursos de programação mais avançados da época, ficou no ar até 2011, quando foi substituído pela versão 3.0.

Feito todo em HTML puro, com adição de alguns poucos efeitos via CSS para mudar a cor dos links por exemplo, o site se notabilizava por ter também enquetes e um livro de visitas, adicionados ao portal por meio de códigos prontos que passaram a ser disponibilizados na Internet na época.

Além disso aquela versão foi a primeira a ter os banners dos parceiros, além de banners de portais de notícias de Ubatuba e de futmesa em geral, como os saudosos FutebolDeMesaNews.com.br e o Bola&Botão.

Clique aqui ou na foto da versão 2.0 para navegar (em algumas das seções disponíveis) em uma reprodução daquela versão, datada de 2005.

versão 2.5

A versão 2.0 foi sendo remodelada ao longo dos seus últimos anos de existência, a partir de 2005, com pequenas melhorias no design (ver print das versões 2.0 e 2.5), até chegar na 2.5.

A versão 2.5, no entanto, apesar de ser visualmente “evoluída” em relação à 2.0, ainda mantinha a mesma estrutura interna desde 2002, com, por exemplo, a utilização de frames (um recurso em total desuso a partir de 2008) para delinear o leiaute e a área de leitura fixa em 800×600 pixels (que atendia a imensa maioria dos monitores de vídeo da época).

O maior problema dos frames eram, além do visual que limitava a área de conteúdo, a dificuldade de indexação nos mecanismos de busca da Internet.

A partir de 2010 a AUFM começou a preparar um novo site, sem frames, e quase um ano depois conseguiu, finalmente, por no ar a sua versão (até aqui) mais longeva, que ficou vigente de 2011 a 2023.


Versão 3.0:

Em Abril de 2011 estreou a versão 3.0 do site.

Atendendo as especificações técnicas mais recentes da ocasião, adequava-se às tecnologias vigentes e podia ser normalmente detectado pelos motores dos principais sites de busca, sobretudo o Google.

O layout mais moderno ajudou bastante na ocasião, mas ainda assim haviam restrições de formatação que com o passar dos anos foram ficando cada vez mais relevantes.

Além disso, é importante frisar que até a versão 3, o site era feito “na unha” em editor de HTML puro, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas como WordPress, Drupal, Xoops, etc., de modo que cada notícia, cada página com tabela de torneio, tinha que ser criada “na mão” e todos os links tinham que ser introduzidos também manualmente.

Mas o maior problema era o formato fixo e não responsivo, o que passou a causar graves transtornos e perda de visitantes, visto que desde 2020 os dispositivos mobiles passaram a ser maioria na navegação da Internet, substituindo os computadores.

Clique aqui ou na foto da versão 3 para navegar em algumas das seções da nossa mais querida e completa versão de portal.

Agora, com este novo site (versão 4.0), a AUFM se moderniza mais e “tira o atraso” do seu portal – que a despeito do formato e visual antigo, sempre foi o mais completo do mundo todo em termos de informações de uma associação/liga de futebol de mesa. E continua sendo!

Nesta versão 4, as galerias de campeões e o Hall da Fama foram otimizados, facilitando seu acesso; as histórias e causos da entidade foram reunidos em uma única seção, assim como as informações institucionais da AUFM, agora também reunidas. Novas seções foram adicionadas, como aquelas com as regras e regulamentos utilizados nos eventos, bem como calendário, ranking e compilados de conquistas e récordes. E, claro, todas as informações de todos os torneios já realizados pela entidade (ou da qual seus botonistas participaram, mesmo fora de Ubatuba) estão disponíveis, com tabela completa.

Vida longa ao site da AUFM!

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

    • José de Arimatéia em 14/02/2024 às 22:38
    • Responder

    Realmente o melhor site de futmesau do mundo!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.