Entrevista com Bittencourt Jr

Entrevista concedida ao jornal Infortrex em Fevereiro de 2004.

O terceiro mais polêmico associado da AUFM (atrás de Cláudio Oliveira Jr e Ednelson Prado), concedeu esta entrevista ao jornal Infortrex, em 29 de Fevereiro, quando o “Falastrão das Mesas” confirmou que volta a jogar na AUFM, mostrou a velha arrogância ao falar de sí mesmo e até se contradisse ao falar que não teme fracassos mas não volta imediatamente porquê, se for mal, arranhará sua reputação.

Após a entrevista, ele disputou apenas 1 torneio, terminando na terceira colocação, e depois abandonou as mesas novamente, desta vez por ter sido nomeado Secretário de Esportes de Ubatuba.

Em 2011 Júnior voltaria às mesas por conta do retorno da bola pastilha e da disputa do Brasileirão, na qual foi vice-campeão. Em 2023, disputou o Campeonato Italiano, ficando na lanterna do torneio. Nesse meio tempo, jogou também algumas Copas do Mundo, ficando sempre ali entre o pódio e as quartas-de-final, mas sem conseguir um título.

Confira:

 

> Infortrex: Essa edição do Infortrex fala muito de sua volta. Quando ela ocorrerá?
Jr: Bom… (pensando)… ok, pode colocar aí que eu vou voltar sim. Agora é oficial. Mas volto só depois do Metropolitano, assim eu posso treinar pra não fazer muito feio, afinal, não jogo há 3 anos e se for mal em 10 partidas, isso arruinaria minha reputação.

> Infortrex: Porque você parou de jogar botão há 3 anos e porque está voltando agora?
Jr: Eu parei porque ocorreram muitas mudanças que me desmotivaram, como o fato de não poder mais dar nomes aos botões, da bolinha ser de feltro, de não poder gritar “Bingo!” quando fazia um gol. Por isso. Mas fiquei com saudade do jogo e principalmente da galera. Tenho saudade do Sílvio (Fonseca), do Ralph (Solera), do Flávio (Bellard), do Fábio (Pereira), do Cláudio (Oliveira Jr) e do Nei (Campos).

> Infortrex: Quando você ainda jogava, quem era seu maior adversário e porque?
Jr: Era o Ralph (Solera), porque ele era com certeza o segundo melhor de Ubatuba, depois de mim. O Fábio (Pereira da Silva) também era bom… tenho retrospecto negativo contra ele.

> Infortrex: Mas se você era o melhor, porque seu único título importante só veio quando Ralph Solera precisou se afastar das mesas por 1 ano?
Jr: Aquele Brasileirão eu ganharia de qualquer jeito, com ou sem ele jogando. Foi uma coincidência ele ter saído justo naquela época.

> Infortrex: E fora esse título, do que você mais se recorda quando pensa naquela época em que ainda jogava na AUFM?
Jr: Lembro de duas coisas: minha estréia foi numa copa mata-mata onde peguei o Cláudio (Oliveira Jr) na 1a Fase e ele era atual campeão do Brasileirão, mas eu o venci duas vezes e passei adiante. Foi uma estréia inesquecível. Lembro também que fui campeão da 2a Divisão do Brasileiro com o Grêmio, revelando o Kengo e o Forbes Júnior. Naquele torneio, bati o Ednelson (Prado) na semi e ganhei do Flávio (Bellard) na final. Lembro também que o Municipal de 2001 (vencido por Ednelson Prado) era meu, mas bobeei e acabei não levando o caneco.

> Infortrex: E agora, com sua volta, o Bola na Mesa volta a ser publicado? Na época em que tínhamos os jornais Bola na Mesa, Rebatendo a Bola, Jornel, Botão Caiçara e PC News, os considerados piores pelos associados foram o Bola na Mesa e o Rebatendo a Bola. O que acha disso?
Jr: Com certeza o Bola na Mesa vai voltar. Agora, naquela época, o pior era o parcial Rebatendo a Bola, já o Bola na Mesa era o melhor sem dúvida, pois cobria o melhor botonista que existia, eu. E veja bem, ele era feio de propósito, pois o importante era, e vai voltar a ser, o conteúdo e não a aparência. Atualmente, gosto do Infortrex e da Palheta, mas o mercado está carente de novas publicações. Enquanto estive afastado acompanhei por esses jornais o que estava acontecendo na AUFM.

> Infortrex: Então você pode dar uma opinião sobre essa polêmica entre o presidente Ralph Solera e os ex-presidentes Ednelson Prado e Sílvio Fonseca? Quem foi o melhor?
Jr: Apesar de eu não ter pretensões políticas na AUFM, sempre acompanhei de perto as Diretorias. O pior presidente que a AUFM teve foi o Ednelson (Prado), se é que se pode chamá-lo de presidente, pois acho que ele no cargo fez apenas figuração. Já o Ralph (Solera) tem senso administrativo mas deveria se dedicar mais, pois… (pausa)… se em três meses de mandato ele já realizou tanto, porquê nos outros anos não fez nada? O Sílvio (Fonseca) é o melhor justamente por ser o mais dedicado de todos eles.

> Infortrex: Para terminar, que previsões você faz sobre sua volta? Teme não ir bem como tem alardeado e ter que admitir um fracasso?
Jr: Eu vou ser o único a fazer frente ao André (Rafael, então líder do ranking). Posso até ser surpreendido num torneio mata-mata, mas nos pontos corridos não tem pra ninguém, vai ficar entre eu e ele. Me recuso a especular sobre um possível fracasso porque descarto essa hipótese. Eu, não ir bem…? (risos)… Não… não tem como. Voltei pra vencer. A alegria está de vola ao futmesa ubatubense.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.