Voltar para Torneios

Temporada

A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa tem um calendário que prevê competições internas e externas, de outras entidades.

A associação realiza seus torneios internos em temporadas anuais, que começam em Fevereiro e terminam em Dezembro. Além dos torneios internos, botonistas da AUFM participam de torneios da Liga LitoVale e, eventualmente, representam a cidade nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, fora participações em eventos da Federação Paulista e, às vezes, Confederação Brasileira, em eventos que intercalam-se com os nossos.

Os torneios internos promovidos pela AUFM têm até 5 classificações diferentes em termos de importância e diferenciam-se em entre si em categorias. Todas as categorias (à exceção dos torneios temáticos jogados na pastilha) são disputadas com bolinha de feltro e a Regra 12 Toques.

Os torneios regulares são divididos de forma homogênea ao longo da temporada, intercalados por importância e categoria, culminando no AUFM Finals (ex-Copa dos Campeões) no fim do ano, que é disputada pelos 8 primeiros do ranking.

Na categoria Principal, cada botonista tem seu próprio time (normalmente argola, vitrine ou tampa), e os torneios são realizados em data única, com quem compareceu naquele dia.

Os torneios internos temáticos, jogados na pastilha e no dadinho, com botões vidrilhas, são disputados de forma semelhante ao futebol de campo, a quem eles ludicamente imitam, com os campeões da temporada se classificando para a próxima conforme os torneios que essa classificação abriu. A temporada temática também termina com um grande evento no fim do ano, o Mundial de Clubes AUFM.

Na categoria Temática, a associação fornece times decorados como clubes de todo o mundo para serem utilizados nas competições, que podem ser realizadas em data única ou, em alguns casos, durar várias semanas, como o Campeonato Brasileiro AUFM.

Ainda na Temática, os botonistas recebem via sorteio os times que defenderão ao longo do ano, e aqueles que conquistarem títulos ou se classificarem para torneios subsequentes, manterão a “presidência” daquelas “agremiações”, por no máximo uma segunda temporada.

Saiba mais sobre a temporada da AUFM:

 

  • Torneios internos da categoria principal:

 

Grand Slam:

Os principais torneios da AUFM são os que compõem o chamado Grand Slam, os únicos 5 estrelas. São eles: Taça Caiçara, Taça Ubatuba, Campeonato Metropolitano, Campeonato Municipal e Copa dos Campeões (a partir de 2024, renomeada para “AUFM Finals”). São os únicos premiados com troféus, enquanto os demais oferecem medalhas como premiação.

Nos Grand Slams, todos os botonistas da AUFM podem participar, independente de seu nível técnico. As Taças são disputadas em sistema de grupos e play-offs, os Campeonatos são jogados por pontos corridos e o AUFM Finals reúne os 8 melhores do ano em um torneio curto de formato único.

 

Torneios Regulares:

Intercalados entre os 5 Grand Slams, são disputados os torneios “regulares” (15 torneios de 3 estrelas), os “abertos” (2 torneios de 4 estrelas) e os “circuitos” (2 circuitos distintos com etapas classificatórias e um campeão geral).

Dos torneios regulares, 2 são disputados apenas por botonistas eliminados precocemente nos Campeonatos Metropolitano e Municipal. São 2 dos 3 únicos torneios que podem levar nomes de pessoas e são eles: Copa Sílvio Fonseca (em homenagem ao principal incentivador da fundação da AUFM), disputada pelos eliminados no Metropolitano; e a Copa Charles Miller (homenagem àquele que trouxe o futebol para o Brasil e propiciou a criação do futebol de botão), disputada pelos eliminados no Municipal.

O outro torneio que leva nome de pessoa é a Copa Geraldo Décourt, que homenageia aquele que é aceito por grande parte dos pesquisadores como o principal criador do futebol de mesa, e aquele que mais contribuiu para a difusão do esporte em seus primórdios.

A Copa Geraldo Décourt normalmente abre a temporada da Série Principal da AUFM em Fevereiro, sempre no Sábado mais próximo ao Dia do Botonista (14 de Fevereiro, aniversário de Décourt). Já a Série Temática normalmente é aberta com o Torneio Início Brasil, também na data mais próxima do Dia do Botonista.

Os dois abertos citados são a Copa AUFM, que comemora o aniversário da associação com a participação de convidados de outras cidades, e a Taça Litoral Norte, que agrega botonistas de toda essa região do Estado de São Paulo.

 

Série Prata:

Também é disputada ao longo de todo o ano, intercalando seus torneios com os demais, a Série Prata, um circuito à parte, da qual só podem participar botonistas menos experientes e com nível técnico abaixo dos melhores da cidade, além da garotada que vem da Escolinha.

A Série Prata é composta dos circuitos A Palheta (que tem 4 etapas) e Platinum (que tem 3 etapas) e mais a Copa Integração e as já citadas copas Charles Miller e Sílvio Fonseca.

 

  • Torneios Temáticos:

 

Jogados com pastilha ou dadinho, botões do tipo vidrilhas e a Regra Caiçara, os torneios temáticos emulam o futebol de campo brasileiro e mundial. A Série Temática tem 3 esferas de torneios:

a) Torneios Locais: são as competições jogadas com times “ubatubenses”, inventados pelos botonistas (que encomendam a fabricação dos times personalizados com escudos, camisas e etc). São: o Torneio Caiçara, a Copa Ubatubana e o Campeonato Ubatubense. O campeão deste último ganha uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

b) Torneios Nacionais: são as competições jogadas com times “brasileiros” como Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Bahia, Santos, etc, e reproduzem, de certa maneira, os torneios verdadeiros de futebol de campo. Exemplos: Torneio Início Brasil, Paulistão, Sul-Minas, Copa União, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O campeão do Brasileirão participa da Libertadores no ano seguinte e o vice e o terceiro (e mais o campeão da Copa do Brasil) jogam a Copa Sul-Americana no ano seguinte.

c) Torneios Internacionais: são as competições jogadas com times “estrangeiros” como Milan, Barcelona, Manchester United, Real Madrid, Bayern de Munique, e etc. Exemplos: Liga Europa, Libertadores da América, Liga dos Campeões da Europa e Mundial Interclubes. Temos também vários campeonatos nacionais de países como Argentina, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Rússia, México, etc.

Nos torneios temáticos, os botonistas escalam seus jogadores titulares para as disputas e durante as competições existe contagem de gols para efeito de artilharia, cartões, expulsões, etc.

A premiação também é diferente, já que os troféus são permanentes, ou seja, pertencem à AUFM e não são oferecidos aos campeões – a eles só é permitida uma foto com a taça de cada competição vencida ou, em alguns casos, ficar com a taça por um ano, até que a edição seguinte do torneio permita o novo campeão ficar de posse do troféu também por um ano.

Gostou? Compartilhe!