Entrevista com Sílvio Fonseca

Entrevista concedida ao jornal Infortrex em Fevereiro de 2006

Sílvio César Fonseca é um dos 4 fundadores da AUFM (ao lado de Cláudio Oliveira Jr, Luciano Caliani e Ralph Solera), mas joga futebol de mesa desde criança. Tem lutado, ao lado de Ralph, pelo crescimento da modalidade em Ubatuba, desde 1995.

Foi presidente da entidade por 2 anos, mas quando não ocupou a presidência, sempre contribuiu com a Diretoria, de diversas maneiras. Foi eleito o melhor botonista de Ubatuba no ano 2000.

Confira a entrevista:

> Infortrex: Como começou a jogar botão?
SF: Rapaz, foi lá por 1973, quando eu tinha 9 anos. Vi o Tone (amigo) com dois times brincando no chão da área da casa dele e quis brincar, mas ele não deixou. Na época, era difícil de encontrar times em Ubatuba, aí comecei a mexer nos guardados da minha mãe, a qual costurava nas horas vagas, em busca de botões de paletó. Depois fiz as pazes com o Tone e ví que ele tinha muitos times de vidro (tampas de relógios). Para aumentar o meu número de times, fazia plantão na relojoaria para conseguir novos botões. Na época, estampava neles recortes de personagens de revistas em quadrinhos (Disney, Marvel e até os galãs das “fotonovelas” da minha mana Regina). Os primeiros torneios utilizando pequenos botões de roupa como bolinhas e a prática da regra livre, eram realizados ora na casa do Tone, ora na área de minha casa. Anos depois, já com 14 anos, seguia jogando e fazia os meus próprios campeonatos, chegando até a gravar jogos num gravador de marca AIKO! A noite eu escutava as gravações dos jogos, tendo eu como locutor e como comentarista! Na época, minha irmã mais velha, Cida, me apelidou de “Rui Porto” (locutor carioca, famoso na época). Joguei direto até os 15 anos, depois parei para poder me dedicar mais aos estudos.

> Infortrex: O que motivou a fundação da AUFM?
SF: Para mim fez um bem enorme na época ser convidado para jogar com o Cláudio, Luciano e Ralph. Eu sempre gostei de jogar o futmesa. Com o passar do tempo, ví que havia a necessidade de se aumentar o quadro de jogadores. O futebol de mesa era o único esporte que eu podia praticar e, modéstia à parte, praticava bem! Era lazer, era terapia. Queria poder oferecer às crianças de minha cidade e aos adolescentes um esporte saudável, que exigisse do raciocínio e também, de uma forma mais “light”, do condicionamento físico. Foi uma forma de poder colaborar com o esporte em Ubatuba. E é claro que quero ressaltar, que se não tivesse a ajuda do Ralph, a AUFM não teria chegado a este “estágio”! (Nota do Editor: Sílvio foi o maior incentivador da fundação / oficialização da associação).

> Infortrex: Como vê a AUFM hoje em dia? Melhorou? Evoluiu? Está no rumo certo?
SF: Eu vejo uma AUFM mais forte, mais audaciosa, mais profissional… Melhorou e muito! Isto graças a pessoas como o Ralph (principalmente), Alexandre Augusto, André Rafael, Bittencourt Jr e Eduardo Ilário. Se vai continuar no rumo certo? Faço votos que sim. Acredito que enquanto essas pessoas seguirem cuidando do futmesa local, a AUFM só tem a evoluir em Ubatuba.

> Infortrex: Como ex-presidente da AUFM, o qual acha de suas gestões como presidente?
SF: Início de associação não é fácil: gente nova entrando, alguns se afastando… procurando uma sede nova a cada 3 meses para jogar, arrecadando ou tirando do bolso para comprar a premiação dos torneios… Enfim, eu confesso que nunca quis ser “presidente”, sempre preferi ajudar anonimamente no desenvolvimento local, pois para mim, não importam as pessoas e sim as ações serem bem realizadas. Mas eu tive que cuidar da AUFM, para que o meu sonho e o sonho do colega Ralph não morresse. Apesar de todas as dificuldades, eu consegui manter a AUFM em pé. Sem recursos financeiros e físicos, chegamos aos 10 anos de existência! Espero que no futuro apareçam outros “Silvios” e outros “Ralphs” para dar continuidade no desenvolvimento do futmesa local. Enfim considero que foram boas as minhas gestões como presidentes da AUFM.

> Infortrex: Quem você gostaria de ver um dia presidindo a AUFM?
SF: Eu gostaria de ver pessoas como o Sérgio Godoy, o André Rafael ou o Eduardo Ilário. São as pessoas que, no passado e no presente, mais têm se preocupado com o futuro da AUFM, fora eu e o Ralph. Agora, entre eles, eu acredito que o Eduardo se destacaria mais, pois mesmo apesar de ser muito jovem, é uma pessoa que eu conheço a “séculos” e o qual ama o esporte! Além disso ele é, no bom sentido, “abelhudo”, “chato” e “bicão”. Em resumo, ele é uma pessoa persistente, batalhadora e daria um ótimo presidente!

> Infortrex: Famoso por editar seus “jornais”, qual deles você mais gostou de fazer? Porque? Qual foi o seu maior concorrente?
SF: Bom, posso dizer que o meu preferido era “Os Botões do Campo”, por que neles eu mostrei o meu lado humorístico… era divertido datilografá-lo e eu aproveitava para “brincar” tanto com o Cláudio, quanto com o Luciano e o Ralph… e comigo mesmo também! Foi uma época de ouro da AUFM. O meu maior concorrente e o único que quase chegava a qualidade gráfica dos meus informativos, foi o “Botão Caiçara”. Este marcou época! Espero que um dia ele volte a ser editado, nem que seja via internet…

> Infortrex: Recentemente entrando na era digital, você inaugurou um “blog” sobre futmesa. O que achou do resultado?
SF: Gostei e muito, pois eu sempre gostei de escrever, criar… Editei e edito há anos informativos relativos ao futmesa, esporte que amo de paixão. Sempre sonhei em ter um “site”, mas os recursos técnicos e financeiros que possuo no momento só me permitiam criar um “blog”, e assim o fiz em maio de 2005: criei o www.apalheta.zip.net, e de lá pra cá o mesmo recebeu muitas visitas. Nele eu trato do futmesa local, estadual e nacional, e o sucesso foi tanto que me motivou a criar um outro blog, também sobre esportes, mas sobre todos os esportes praticados em Ubatuba, do atletismo ao xadrez, passando é claro pelo futmesa, eu estou falando do: www.ubatesportes.weblogger.com.br. Tenho o maior prazer em editá-los…

> Infortrex: Quais site de futmesa você costuma acessar? Qual você mais gosta e por quê?
SF: Bom eu tenho sempre que posso acessado vários sites, nacionais ou estrangeiros. No meu blog eu até divulgo alguns endereços, mas o que eu mais gosto de visitar, é o portal do futebol de mesa brasileiro, estou falando do Futebol de Mesa News. A este site eu tenho que “tirar o chapéu”, pois é o mais completo do Brasil… é um verdadeiro portal do futmesa. Quero também destacar o site da nossa querida, salve salve, AUFM! Criado e mantido na ativa ha anos pelo Ralph, é também um dos melhores de futmesa e merece ser visitado!

> Infortrex: Qual o título que você deixou escapar e foi mais dolorido?
SF: Era o ano 2000, disputávamos o Brasileirão. Eram 2 divisões com 10 botonistas cada. Na 1ª fase da Série “A”, eu fiquei em 2º lugar com 6 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Cheguei na Semi–Final e enfrentei meu cunhado Valdinei Campos. Pela melhor campanha na 1ª fase, joguei por dois empates e consegui me classificar após o 1×1 e o 3×3. Depois, fui para a final contra o Bittencourt Jr achando que dava para ganhar, mas acabei perdendo a 1ª partida da final pelo placar de 4×3. No 2º jogo, nada deu certo e acabei goleado por 5×1. Chorei, pois foi dolorido… principalmente por ter jogado meu melhor campeonato e principalmente por ter dominado a 1ª partida. Depois veio a dolorida goleada e o título foi embora. (Nota do Editor: Sílvio se esqueceu que seus melhores campeonatos foram os de 1995 e 1996 na qual ele saiu com o título com o Cruzeiro “Carrossel Mineiro” que entrou para a História).

> Infortrex: Que título você sonha em ganhar algum dia?
SF: Devido as dificuldades que eu tenho com a bolinha de feltro e a grande qualidade técnica de adversários como Edson Sírio e André Rafael, eu acredito que dificilmente conquistarei um Campeonato Municipal de Futmesa, meu maior sonho. Mesmo assim, só o fato de ver a AUFM e o futmesa local crescerem cada vez mais, eu já me sinto um campeão, o maior de todos!

> Infortrex: Tem alguma partida, com você fazendo parte dela ou não, que lhe é “inesquecível”?
SF: Sem duvida vai ficar marcada a vitória de virada sobre o Ralph Solera no Municipal do ano passado: eu perdia por 2×0, no 1º tempo, e no 2º tempo eu tive 4 chances de gol… marquei 3 e virei o jogo, vencendo por 3×2 e “fui pra galera”!!! Esse jogo foi “o maior da minha vida”.

> Infortrex: Qual foi o seu maior adversário nas mesas locais?
SF: Historicamente, eu sempre encarei como meu maior adversário um certo sãopaulino chamado Ralph Solera. Porque? Bom, por que na “Era da Pastilha” eu sempre apanhava, e bem, dele! Na “Era da Bolinha de Feltro” eu consegui dar alguns susto nele, principalmente no confronto que considero “o maior da minha vida”. 

> Infortrex: Qual o melhor botonista que você já viu jogar nas mesas da AUFM nestes últimos 10 anos?
SF: O André “Schumacher” Rafael.

> Infortrex: Quais foram sua maior vitória e sua maior derrota nas mesas?
SF: Sem duvida a melhor vitória, foi a tal “maior da minha vida”. A maior derrota, sem duvida foi aquela famosa de 12×1, quando perdi para o Edson Sírio. Faz parte do jogo, ganhar ou perder, golear ou ser goleado…

> Infortrex: Atualmente Edson Sírio elevou a patamar do nível da AUFM. Quem você acha que será o 1º a tirar a invencibilidade dele?
SF: No meu ponto de vista, somente se ele quiser ele perderá este ano a invencibilidade… e aposto minhas fichas em 2 jogadores para isso: André Rafael e Adauto Júlio.

> Infortrex: Por fim o que você espera para o futuro da AUFM?
SF: Eu espero que a seguintes manchetes se tornem realidade um dia:
– “Futebol de Mesa sucesso total nos Jogos Escolares de Ubatuba!”
– “Botonista de Ubatuba fatura medalha de ouro nos Jogos Regionais!”
– “André Rafael da AUFM se destaca no Aberto da Federação Paulista, figurando entre os 6 melhores!”
– “Inaugurada a Sede de Jogos definitiva da AUFM, a mesma se localiza defronte o Tubão, e acomoda 16 mesas!”
– “AUFM se destaca no campeonato paulista de Futmesa!”
– “Ubatuba sedia pela 1ª vez um Aberto da Federação Paulista e um Campeonato Brasileiro de futmesa!”
(Nota do Editor: várias dessas notícias se tornaram realidade ao longo dos anos seguintes!)

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.