Quando a Fase 2.0 de torneios temáticos na AUFM teve início, em 2011 (que foi quando a associação trouxe de volta as vidrilhas após 10 anos de exclusividade da bolinha de feltro), ficou decidido que além dos torneios com times brasileiros, passariam a ser disputados também competições internacionais, que culminariam com a disputa do Mundial de Clubes no fim do ano.
Assim, em 2012 foi disputado o primeiro mundial da AUFM (já em formato “gigante”, muito antes da FIFA adotar o seu super mundial).
Na ocasião, por falta de calendário, as competições continentais foram disputadas “dentro” do mundial, de modo que as melhores campanhas dos clubes de determinado continente resultavam na conquista do respectivo título continental. Uma metodologia mais ou menos parecida como a da FIFA que faz hoje o novo Intercontinental composto de vários torneios “dentro” dele.
Em 2014, a AUFM mudou o regulamento, e o mundial passou a ser jogado apenas com os campeões de cada continente (cujos torneios eram disputados no primeiro semestre) e mais dois clubes do país sede, no fim do ano, com os campeões da Libertadores e Champions League sendo “cabeças-de-chave” e usando goleiros alternativos maiores.
Em 2024 a AUFM voltou os mundiais ao formato antigo, de “Copa do Mundo”, mas manteve os continentais no primeiro semestre. A diferença é que não apenas o campeão de cada continente participa do mundial, mas também outros clubes classificados por colocações seguintes, rankings, etc.
Assim, atualmente, o Mundial de Clubes da AUFM é composto de 16 participantes, divididos da seguinte maneira: atual campeão mundial, campeão do país sede, campeão da América do Sul, campeão da Ásia, campeão da África, campeão da Oceania, campeão da Concacaf, os três melhores colocados da Europa, o melhor clube do ranking quadrienal mundial (que não inclui a Oceania), o melhor sul-americano do ranking e os quatro melhores clubes europeus do ranking.
Ao contrário da FIFA, o nosso mundial continuará sendo disputado anualmente.
Todo clube vencedor da competição na AUFM ganha o direito de ostentar para sempre o patch de campeão mundial em seus botões.