..:: Notícias ::..

21/04/13

São Paulo de Ralph Solera conquista a Copa do Brasil AUFM 2013

 

Quando as chaves da Copa do Brasil 2013, o segundo título mais importante do calendário temático (pastilha/vidrilhas) nacional da AUFM, atrás apenas do Campeonato Brasileiro, foram sorteadas, lá em Dezembro do ano passado, os dois maiores candidatos ao título eram o São Paulo de Ralph Solera - atual bicampeão brasileiro e campeão mundial - e o Vitória de Fabinho Mendes - atual campeão da 2ª Divisão do Brasileiro e campeão do Torneio Início Brasil.

Pois os dois times confirmaram o favoritismo, derrubaram adversários fortes no caminho e fizeram a grande final da Copa do Brasil, vencida pelo São Paulo (3x1 e 3x2).


pódio da Copa do Brasil AUFM 2013
 
A final em alto estilo coroou essa que foi a 5ª edição da Copa do Brasil, o maior torneio da AUFM com 32 times participantes. O "Super Paulo", como é conhecido pela imprensa internacional, bateu o "Esquadrão do Barradão", como já ficou eternizado esse grande Vitória, repetindo a final da 3ª edição da Copa do Brasil, em 2001, quando o então "Sampashow", também de Solera, venceu o Vitória de Valdinei Campos nos pênaltis (2x1 - 2x3 [5x4]). Aquele Vitória, vice na Copa do Brasil e que tinha Zanaldinho como destaque, nos meses seguintes iria sagrar-se campeão brasileiro em cima do próprio São Paulo... será que dessa vez a história vai se repetir?
 


Super Paulo fatura o título e volta a fazer história

Nessa Copa do Brasil a caminhada do São Paulo foi a seguinte: na 1ª Fase passou pelo Cruzeiro de Yuri Fonseca (1x0 e 3x0). Nas Oitavas, eliminou o arqui-rival Palmeiras de Léo Castro (2x1 e 3x2) em dois jogaços. Nas Quartas, outro time castrino, o Atlético Mineiro, foi deixado para trás (3x1 e 3x0). Na Semi, foi a vez do Náutico de José Marques, a surpresa do torneio (4x0 e 4x1). Na final, o Vitória caiu nas duas partidas (3x1 e 3x2), fazendo com que o São Paulo desse ano seja o primeiro time a conquistar o título da Copa do Brasil vencendo todos os jogos que disputou. Mais um récorde para essa equipe e mais um motivo para ser apelidado pela imprensa como "Super Paulo".

 
Mesmo com o título e o récorde, o capitão do time, o zagueiro uruguaio Diego Fungano, elogiou muito a equipe adversária e declarou que "O Vitória está no mesmo nível do São Paulo, se não for melhor, e o Tricolor venceu porque nas finais os atacantes Kaí e PiGi estavam inspirados, além do próprio Vitória não ter conseguido na final o rendimento que se espera do Esquadrão do Barradão. E vale lembrar o excelente trabalho tático do professor Paulo Sóler, que soube anular as principais peças do Vitória, inclusive Didamel".
 

Com a conquista, o São Paulo agrega três títulos da Copa do Brasil (1999, 2001 e 2013), e é o maior campeão do torneio, que conta ainda com Coritiba (2000) e Náutico (2012) como os outros campeões.

O São Paulo também unifica os títulos da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, ReCopa Sul-Americana, Taça Libertadores e Mundial Interclubes, sendo o primeiro a conseguir tal feito.

Além disso, o botão Kaí, que marcou 7 gols na Copa do Brasil e foi o grande nome das finais contra o Vitória, chega a 42 gols na carreira e já é o 6º maior botão artilheiro da História da AUFM, juntamente com Érik Larsen.


participantes da Copa do Brasil AUFM 2013
 

Falando em botão artilheiro, o ataque do Vitória, autor de 33 gols em 10 jogos (o melhor da competição), foi comandado pelo artilheiro do torneio, o atacante Didamel, que anotou 12 gols e tornou-se o maior artilheiro da Copa do Brasil em todos os tempos, superando a marca de Zanaldinho, em 2001, quando este então marcou 10 gols. Aliás o Vitória colocou 4 jogadores entre os 10 artilheiros do torneio, pois além de Didamel, o time baiano teve ainda Roberto Horse, Galex Galves e Dorado no Top10.

 

Clique aqui para ver como foi a Copa do Brasil 2013
Clique aqui para ver a galeria de campeões do torneio
Clique aqui para ver todos os torneios que a AUFM promove
Clique aqui para ver os rankings da AUFM

 
 
..:: parceiros ::..