..:: Notícias ::..

21/05/11

São Paulo de Ralph Solera surpreende e fatura o 19º Brasileirão da AUFM

 

Terminou neste Sábado o 19º Campeonato Brasileiro de Clubes da AUFM, o mais antigo torneio promovido pela Associação Ubatubense, disputado desde 1995.

Surpreendendo o favorito Fluminense de Bittencourt Jr na finalíssima, o São Paulo de Ralph Solera faturou o título, deixando o Flu em segundo e o Grêmio de Sílvio Fonseca em terceiro. O Atlético Mineiro de Nei Campos ficou na quarta colocação.

Com a conquista, Solera é campeão do Brasileirão pela 12ª vez e o São Paulo é hexa-campeão entre os times (ambos são recordistas).


Fluminense, São Paulo e Grêmio no pódio
 

Vencedor da 1ª Fase com 100% de aproveitamento, o Fluzão chegou à semi-final como grande favorito à conquista, e o Atlético Mineiro era o mais cotado para enfrentá-lo na final do campeonato. Abrindo a semi-final, o Flu venceu bem o Grêmio em pleno Olímpico (3x1) com dois gols do botão Nenê Caiçara, que assumia a artilharia do torneio. No outro jogo o São Paulo surpreendeu o Galo Mineiro no Mineirão e venceu (1x0) com gol de PiGi, abrindo também vantagem para o segundo confronto.

Na partida de volta, o Fluminense em casa venceu o Imortal gaúcho (2x0) e garantiu não só a vaga na final como a vantagem do empate geral contra o vencedor do outro duelo, no qual o São Paulo derrotou o Atlético no Morumbi (2x0), com boa atuação de Équels.

 


Brasileirão trouxe a pastilha de volta após 10 anos

Na decisão de terceiro lugar, o Atlético Mineiro abriu 2 gols logo de cara no jogo de ida, em Porto Alegre, mostrando que ia confirmar o favoritismo, chegar ao pódio e diminuir a dor pela surpreendente eliminação para o São Paulo... mas o Grêmio, mais Imortal do que nunca, reagiu, empatou (2x2) e deixou tudo aberto pro jogo em Minas, ainda que o Atlético jogasse por novo empate.

Na segunda partida, o Galo tentou pressionar no início, mas o Grêmio logo marcou dois gols e dominou o confronto até o fim, com destaque para Pradinho, quando mais um gol (contra) decretou o placar final (3x0), que deixou o tricolor gaúcho na terceira colocação do torneio.

 

Enquanto isso a grande final do 19º Campeonato Brasileiro reunia o São Paulo e o Fluminense. Antes da partida, o técnico paulista Paulo Sóler declarou em entrevista que ia tentar surpreender o favorito Flu ao mudar o posicionamento de sua defesa e também o modo de seu goleiro jogar, e foi alvo de chacota, mas a tática mostrou-se incrivelmente eficaz e Paulo foi de "professor Pardal" a "estrategista" num piscar de olhos.

No jogo de ida no Morumbi, mesmo com o favoritismo carioca e o retrospecto da 1ª Fase (Flu 4x1 SP), as duas equipes começaram parelhas, mas o São Paulo foi ganhando o meio de campo e passou a criar mais chances e abriu o placar. No segundo tempo, o jogo seguiu na mesma toada, com a tática paulista incomodando e surpreendendo o Fluminense, mas mesmo assim o clube carioca empatou (1x1) e o placar não mais se alterou. Danguss, goleiro sãopaulino foi o destaque do jogo, fechando o gol paulista e mostrando que a tática de Paulo Sóler tinha fundamento.

No segundo jogo, no Rio, com o Flu tendo a vantagem do empate e sendo favorito, poucos acreditavam no tricolor paulista, mas a História do São Paulo na competição (é o maior campeão) pesou e a surpresa foi geral com o andamento do jogo. O Fluminense fez, disparado, sua pior partida no campeonato, praticamente não pegando na bola no 1º tempo e sendo totalmente dominado pelo São Paulo que abriu o placar com Xicó, que igualava-se à Nenê Caiçara do Flu na briga pela artilharia. No segundo tempo o Fluminense tentou ir "pra cima" no desespero, mas continuou jogando mal e o São Paulo manteve o domínio. No fim, Xicó fez mais um (2x0), garantindo o título sãopaulino e a artilharia do campeonato.

Com o título, o capitão Finidí, veteraníssimo do 15º Campeonato Brasileiro, aposenta-se como tricampeão do torneio, assim como o técnico Paulo Sóler, que torna-se o 3º botão da História (antes dele só Swrain e Wally Gator) a conquistar o Brasileirão como jogador (2 vezes) e agora como técnico.


Clique aqui para ver como foi a edição deste ano do torneio
Clique aqui para ver o quadro de campeões da Soccer Cup

 
 
..:: parceiros ::..