.

 

22/11/06

Fundada a Liga LitoVale de futebol de mesa

 

O futebol de mesa da região está cada vez mais forte e organizado e, para fomentar um maior crescimento da modalidade e um intercâmbio contínuo entre os botonistas das cidades valeparaibanas e litorâneas, foi fundada, em São José dos Campos, a Liga LitoVale, que pretende implantar um calendário fixo na região, com eventos promovidos nas cidades por ela abrangidas, propiciando mais torneios aos botonistas da região.

 

A criação da Liga vinha sendo discutida via e-mail por botonistas de Jacareí, São José, Taubaté e Ubatuba a bastante tempo e não havia uma data programada para a fundação da mesma. Agora em Novembro, por ocasião de um amistoso entre as equipes da AFUMAEM de São José e AUFM de Ubatuba, atletas de várias cidades da região encontraram-se na "Capital do Vale" e, após o evento, resolveram que já estava na hora do projeto da Liga sair do papel, aproveitando, inclusive, a rara ocasião em que os atletas das várias cidades estavam reunidos em um só local.

A Liga, cujas atividades terão início em 1º de Janeiro do próximo ano, será presidida por Ralph Solera (Ubatuba) e terá Rui Dias (São José) como vice-presidente. Além dos dois, terá um Conselho formado por representantes de cada cidade da região a ela filiada. Já aceitaram integrar o conselho inicial: Luis "Hulk" Daniel (São José), Edson Sírio (Ubatuba) e Flávio Moraes (São Sebastião). Foram convidados também Edu Redondo (Jacareí), Vladimir Betaressi (Pindamonhangaba) e Luiz Souza (Taubaté).

Após a divulgação do calendário da Federação Paulista, em Janeiro, a Liga LitoVale irá formular seu próprio calendário, para evitar datas conflitantes com a Federação. A princípio, está previsto um campeonato por equipes e um circuito composto de 3 etapas (cada uma delas em uma cidade diferente) e um grande torneio principal, a Copa LitoVale, que terá Jacareí sugerida como sede em 2007.