..:: Entenda como funciona a temporada de torneios da AUFM ::..

 

A Associação Ubatubense de Futebol de Mesa realiza seus torneios em temporadas anuais, que começam em Fevereiro e terminam em Dezembro.

Os torneios promovidos têm até 5 classificações diferentes em termos de importância e diferenciam-se em entre sí em categorias. Todas as categorias (à exceção dos torneios temáticos jogados na pastilha) são disputadas com bolinha de feltro e a Regra 12 Toques.

Os torneios "temáticos", jogados na pastilha, são disputados de forma semelhante ao futebol de campo, com mini-temporadas durando um semestre todo com seus eventos pareados (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro correndo ao mesmo tempo, por exemplo).

Os torneios regulares são jogados de forma homogênea ao longo da temporada, intercalados por importância e categoria, culminando na Copa dos Campeões no fim do ano, que é diputada pelos 8 primeiros do ranking.

Grand Slam:

Os principais torneios da AUFM são os que compõem o chamado Grand Slam, os únicos 5 estrelas. São eles: Taça Caiçara, Taça Ubatuba, Campeonato Metropolitano, Campeonato Municipal e Copa dos Campeões. São os únicos premiados com troféus, enquanto os demais oferecem medalhas como premiação.

Nos Grand Slams, todos os botonistas da AUFM podem participar, independente de seu nível técnico. As Taças são disputadas em sistema de grupos e play-offs, os Campeonatos são jogados por pontos corridos e a Copa dos Campeões reúne os 8 melhores do ano em um torneio curto.

Torneios Regulares:

Intercalados entre os 5 Grand Slams, são disputados os torneios "regulares" (10 torneios de 3 estrelas), os "abertos" (2 torneios de 4 estrelas) e os "circuitos" (2 circuitos distintos com etapas classificatórias e um campeão geral).

Dos torneios regulares, 2 são disputados apenas por botonistas eliminados precocemente nos Campeonatos Metropolitano e Municipal. São 2 dos 3 únicos torneios que, segundo o Estatuto da AUFM, podem levar nomes de pessoas. São eles: Copa Sílvio Fonseca (em homenagem ao principal incentivador da criação da AUFM), disputada pelos eliminados no Metropolitano; e a Copa Charles Miller (homenagem àquele que trouxe o futebol para o Brasil e propiciou a criação do futmesa), disputada pelos eliminados no Municipal.

O outro torneio que leva nome de pessoa é a Copa Geraldo Décourt, que homenageia aquele que é aceito por grande parte dos pesquisadores como o principal criador do futebol de mesa, e aquele que mais contribuiu para a difusão do esporte em seus primórdios. A Copa Geraldo Décourt abre a temporada da AUFM em Fevereiro, sempre no Sábado mais próximo ao Dia do Botonista (14 de Fevereiro).

Série Prata:

Também é disputada ao longo do ano, intercalando seus torneios com os demais, a Série Prata, um circuito à parte, da qual só podem participar botonistas menos experientes e com nível técnico abaixo dos melhores da cidade, além da garotada que vem da Escolinha. A Série Prata é composta dos circuitos A Palheta (que tem 4 etapas) e Platinum (que tem 3 etapas) e mais a Copa Integração e as já citadas copas Charles Miller e Sílvio Fonseca.

Torneios Temáticos:

Jogados com pastilha, botões vidrilhas e a Regra Caiçara, os torneios temáticos emulam o futebol de campo brasileiro e mundial. Ele tem 3 esferas de torneios:

a) Torneios Locais: são as competições jogadas com times "ubatubenses", inventados pelos botonistas (que encomendam a fabricação dos times personalizados com escudos, camisas e etc). São: o Torneio Caiçara, a Copa Ubatubana e o Campeonato Ubatubense. O campeão deste último ganha uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

b) Torneios Nacionais: são as competições jogadas com times "brasileiros" como Flamengo, Atlético Mineiro, Santos, etc, e reproduzem, de certa maneira, os torneios verdadeiros de futebol de campo. Exemplos: Torneio Início Brasil, Paulistão, Sul-Minas, Copa União, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O campeão do Brasileirão participa da Libertadores no ano seguinte e o vice e o terceiro (e mais o campeão da Copa do Brasil) jogam a Copa Sul-Americana no ano seguinte.

c) Torneios Internacionais: são as competições jogadas com times "estrangeiros" como Milan, Barcelona, Manchester United e etc. Exemplos: Liga Europa, Libertadores da América, Liga dos Campeões da Europa e Mundial Interclubes. Temos também vários campeonatos nacionais de países como Argentina, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Rússia, México, etc.

Nos torneios temáticos, os botonistas escalam seus jogadores titulares para as disputas e durante as competições existe contagem de gols para efeito de artilharia, cartões, expulsões, etc. A premiação também é diferente, já que os troféus são permanentes, ou seja, pertencem à AUFM e não são oferecidos aos campeçoes - a eles só é permitida uma foto com a taça de cada competição vencida.

 
 
..:: parceiros ::..